quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

Hoje é o Dia do Professor. Uma data que merece e precisa ser muito lembrada. Os professores são essenciais para o futuro da nossa comunidade e do nosso país.
Vivemos um momento em que a discussão sobre a necessidade de valorização dos professores está avançada e madura. Falta a ação neste sentido e não há um indicativo de que esta caminhada será abreviada ou fácil.
O governo federal está fazendo publicidade em todos os meios de comunicação convidando jovens a serem professores. A iniciativa é boa e oportuna, mas acontece justamente porque a profissão em si mesma não atrai.
A carreira de professora, de professor, deveria ser uma das mais concorridas em razão do apoio e da valorização. Quando se fala de valorização, é preciso ir direito ao ponto: bons salários, estrutura e incentivo à qualificação permanente.
Procurando informações sobre o dia do professor pude verificar que em 14 de outubro de 1827 Dom Pedro I instituiu, por decreto imperial, o Ensino Elementar no Brasil. O texto falava sobre salários, disciplinas básicas, descentralização e representava uma ideia muito positiva e inovadora. No entanto, o decreto foi se tornando realidade lentamente.
A primeira comemoração do Dia do Professor, como o conhecemos hoje, aconteceu em 15 de outubro de 1947, em escola de São Paulo, localizada na Rua Augusta. A comemoração chamou a atenção e começou a ser imitada nos anos seguintes em São Paulo e em seguida tornou-se uma tradição, em todo o país.
Que o Dia do Professor seja uma data de aplauso a quem se dedica a formar nossas crianças e jovens e também um dia para reflexão, reivindicação e luta para que a profissão mereça o efetivo apoio e reconhecimento dos nossos governantes. Os professores são essenciais para a nosso sociedade, futuro e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário