segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Homenagem a Luiz Antonio Cossio

Estou em Curitiba para homenagear Luiz Antonio Cossio, empresário do setor imobiliário, presidente do SecoviMed e ex-presidente do Secovi-PR, o Sindicato da Habitação e dos Condomínios do Paraná.
Infelizmente esta é um homenagem póstuma. Perdemos o Cossio no dia 23 de dezembro, uma morte prematura e desoladora.
Luiz Antonio Cossio foi um grande empresário, trabalhou na Cilar, do nosso amigo Françolin, e dirigia com grande talento e sucesso a Imobiliária Thá. Como escreveu a Gazeta do Povo, estava no auge da sua carreira, comandando 160 profissionais e colaboradores.
Cossio foi um realizador. Nos conhecemos no trabalho do Secovi-PR, nos anos 80. Nos anos seguintes pude contar contar com ele nos cargos que fui assumindo. De 1995 a 1997 foi um dos grandes apoiadores e colaboradores do do meu trabalho como presidente. Não foi um período fácil, pois propusemos muitas mudanças, algumas realmente revolucionárias. Hoje, o sucesso do Secovi-PR, reconhecido como um modelo no país, mostra que nós estávamos certos, há 15 anos.
Uma das grandes conquistas que compartilhamos foi a aprovação do SecoviMed. Quando apresentei o projeto ele foi o primeiro a apoiar e a se comprometer com o novo serviço.
Ele presidia o SecoviMed de Curitiba e contribuiu com o serviço social da habitação durante os 11 anos da sua existência.
Os resultados são os seguintes: 20 mil trabalhadores das nossas empresas e condomínios, que precisavam ser atendidos no SUS, enfrentando filas, demora nas consultas, atraso nos exames, passaram a ser atendidos em clínicas modernas, com médicos, dentistas e exames clínicos, sem pagar por isto, gratuitamente, com hora marcada, em ambiente com ar condicionado, televisão, local para sentar e cafezinho.
A maior homenagem que podemos fazer ao Cossio certamente é lembrar que durantes estes anos realizamos 1 milhão e 500 mil atendimentos. Fizemos diferença, ajudamos a melhorar a vida de 20 mil pessoas, para melhor.
O Cossio acreditava, como eu, que os emprésários e os trabalhadores precisam participar da política, se unindo e se organizando, trabalhando juntos para fazer mudanças e renovação através do voto consciente. A nossa homenagem a ele será continuar este ideal e tentar levar para este exemplo para a saúde pública brasileira, multiplicando o atendimento, passando de 20 mil para 20 milhões de brasileiras e brasileiros, milhões de trabalhadores que poderão sorrir e sentir um apoio direto e humano às suas vidas.
A vida do Cossio foi um exemplo, um legado, uma motivação para continuarmos a caminhada do bem, hoje e todos os dias da nossa vida. Assim estaremos mantendo acessa e honrada a sua memória.

Um comentário:

  1. Conheci o Cossio a mais de 15 anos. A sua morte foi uma triste surpresa no final de 2009. Ele realmente ficará como um exemplo de amor ao trabalho, de respeito e solidariedade. Uma perda irreparável.

    ResponderExcluir